.............................................................................................
História da Peshitta
. O nome Peshitta em aramaico significa "puro" , ou seja , o original e puro das boas novas. A Peshitta é o único texto autêntico e puro, que contém os livros das boas novas que foram escritos em aramaico, a língua de Ye´shua Maschyah e seus seguidores.
Em referência à originalidade da Peshitta , as palavras de Eshai Shimun , Patriarca da Igreja do Oriente, são resumidas como segue :
"Com referência à .... a originalidade do texto Peshitta , o patriarca e chefe da Igreja do Oriente , declarou, que a Igreja do Oriente recebeu as Escrituras das mãos do próprios Emissários benditos no original aramaico, a língua falada por nosso Senhor Ye´shua Maschyah , e que a Peshitta é o texto da Igreja do Oriente , que chegou desde os tempos bíblicos , sem qualquer alteração ou revisão ".
Mar Eshai Shimun
Patriarca do Oriente
---------------------------------------------------------
Agrande comissão
Antes de ser elevado aos céus, Ye´shua ordena que seus seguidores dessem testemunho dele "tanto em Yerushaláym como em toda Yehuda e schomerom, e até aos confins da terra."( At 1:8 ) mesmo os emissarios sofrendo muntas perceguição.tanto por romanos e como por Yehodins etc.
que resultou no assassinato de estevão. Muntos seguidores de Ye´shua se refugiaram em Antioquia, na siria, uma das cidades do imperio Romano, Acerca de 550 quilometros ao norte de Yerushaláym.-At11:19
em Antioquia, os seguidores continuaram a levar as boas novas. de Ye´shua, A muntos que não éram seguidores ( At 11:20.21 o aramaico éra a lingua falada pelo povo. No segundo seculo foi traduzida as boas novas para o siriaco aramaico.
---------------------------------------------------------